Reabilitando o Autorun no Windows



     Muitas pessoas tem reclamado que após atualizar o Windows, as janelas de Reprodução Automática deixaram de aparecer. Na realidade o que acontece é que algumas dessas atualizações impedem a execução de um arquivo bastante conhecido, o autorun.inf . Nesse post não vou entrear em detalhes sobre o que venha a ser um arquivo .inf. Porém, de uma maneira grosseira, posso dizer que o autorun.inf é um pequeno arquivo que tem a capacidade de reproduzir automaticamente CDs, DVDs, pendrives, câmeras digitais e outras mídias removíveis. Você deve estar se pergutando: – Por que então algo tão útil foi está sendo banido pela própria Microsoft? Eu respondo: O problema é que esses arquivos, podem ser criados para outros propósitos menos nobres, por assim dizer - entenda isso como a propagação de vírus e outros malwares - disseminados principalmente através de pendrives. 
     Apesar de ser mais seguro manter a Reprodução Automática desabilitda,  uma das desvantagens é que quando inserimos uma câmera digital, por exemplo, ela não nos mostra as já conhecidas e comodas opções (Importar imagens e vídeos, por exemplo – comom ilustra a imagem desse post). Resta para nós, ter que ir até o disco de origem e fazer a copia das imagens e vídeos manualmente - geralmente dento da pasta DCIM. Porém, se você costuma se policiar quanto a atualizações de antívirus e outras ferramentas contra malwares e acha que esso solução da Microsoft é mais um incomodo que uma solução, poderá reabilitar a função sem muitos problemas.
A solução mais correta (e segura), para desabilitar o autorun (ou autostart, se preferir) é dada pelo próprio suporte da Microsoft. Siga os procedimentos abaixo:
  1. Clique neste link.;
  2. No meio da página voce encontrará a imagem abaixo:
  3. Clique no link da direita (Habilitar Autorun). Caso tenha entrado nesse blog, buscando justamente o contrário, clique no link da esquerda (Desabilitar Autorun);
  4. Um arquivo será baixado para sua máquina com extensão .msi. Abra esse arquivo. Caso apareça alguma tela exibindo um Alerta de Segurança, clique no botão "Executar" sem medo;
  5. Agora, marque a caixa "Concordo" e logo após clique no botão "Avançar" ; 
  6. Aguarde a instalação terminar, clique no botão "Fechar" e reinicie o computador.
Após reiniciar a máquina, faça um teste, conecte alguma dipositivo de midia removivel (pode ser um pendrive) e veja se funcionou.
Essa solução se aplica aos seguintes sistemas:
  • Microsoft Windows 2000
  • Windows XP Service Pack 2
  • Windows XP Service Pack 3
  • Windows Server 2003 Service Pack 1
  • Windows Server 2003 Service Pack 2
  • Windows Vista
  • Windows Seven
Se quiser se aprofundar mais sobre o autorun, inclusive como criá-los, aconselho a visitar essa página.

Nenhum comentário:

- Comente sobre o post
- Comentários anônimos são permitidos
- Todos comentários são moderados
- Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.