Doom 3 BFG com Texturas em Alta Resolução [HD Mod HiHes Texture]

Deixe o seu jogo com um visual mais atual ou... como ele deveria ser quando a edição BFG foi lançada. ¬ ¬





Para quem, assim como eu, comprou a versão BFG do Doom 3 e se sentiu um tanto quanto decepcionado com as texturas do game, talvez o tutorial abaixo seja útil.

Observações importantes, antes de iniciar:
  • Antes de tudo, faça um backup dos arquivos do jogo. Apesar de eu ter tido sucesso aqui, não posso me responsabilizar caso o contrário aconteça com algum de vocês.
  • Esse mod (?) é para o Dooom 3 BFG Edition da Steam (clique aqui para ir a página do jogo na loja). Não sei se irá funcionar em outras versões.
  • Não tenho nenhum outro pacote de texturas ou mod instalado no jogo. Portanto, não sei se irá funcionar junto com o mod "X" ou "Y".

Downloads necessários:


Agora vamos aos passos...

Passo 1: Descompacte o RBDOOM-3-BFG-1.0.3-win32-20150307-git-b7f67a1.7z  dentro da localização padrão do jogo

C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Doom 3 BFG Edition\

Esse primeiro arquivo, o RBDOOM-3-BFG, é necessário para que o pacote de texturas seja aplicado, além disso trás algumas melhorias para o jogo original.

Algumas dessas melhorias (retirados do README do arquivo):
- Linux support (32 and 64 bit)
- Win64 support
- OS X support
- OpenAL Soft sound backend primarily developed for Linux but works on Windows as well
- Bink video support through FFmpeg
- Soft shadows using PCF hardware shadow mapping
- Filmic post process effects like Technicolor color grading and film grain
- Additional ambient render pass to make the game less dark similar to the Quake 4 r_forceAmbient technique
-etc...

Passo 2: Extraia os arquivos das texturas .pk4 (TexturePack_PD3_v3.0a.pk4 e TexturePack_PD3_v3.0b.pk4) que estão dentro dos arquivos .zip em uma pasta qualquer e  depois descompacte esses arquivos  em:

C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Doom 3 BFG Edition\base\

Passo 3: Vá na pasta padrão do jogo e perceba que há, agora, dois executáveis o Doom3BFG.exe e o RBDoom3BFG.exe. Você poderá executar o game com este último, porém...  para que ele seja executado direto pelo Steam (mais cômodo), você deverá renomear o primeiro para Doom3BFG_OLD.exe (ou o nome que vc quiser) e o segundo  como Doom3BFG.exe (o mesmo nome do primeiro anteriormente).

Passo 4: Divirta-se com gráficos melhores.

Extra: Para continuar com os saves antigos (caso os tenha), basta copiar os arquivos da pasta DOOM 3 BFG/base/savegame para a pasta RBDOOM 3 BFG/base/savegame. A localização de ambas está em:

C:\Users\USUARIO\Saved Games\id Software


Só algumas observações finais:

  • Não se assuste se a tela ficar preta alguns segundos antes do game carregar. Os loadings, entre as fases, demorarão mais (resultado do tamanho das texturas), mas nada que atrapalhe. 
  • Eu tinha configurado o Motion Blur para 8x, porém, após esse pacote de texturas, diminui para 4x, pois em movimentos rápidos a tela ficava "borrada" demais. 
Tecnologia do Blogger.