Backup com o FreeFileSync

Aprenda a fazer backup com o aplicativo gratuito FreeFileSync e nunca mais perca seus arquivos.



Fazer um backup não ser resume a apenas copiar os dados de um local para outro (ou, pelo menos, não é um meio correto de enxergar isso). Pode funcionar inicialmente, porém repetir esse processo fará com que arquivos e pastas possam ser duplicados (ocupando mais espaço no seu disco), mensagens no sistema alertando essa duplicidade (pausando o processo), entre outros incômodos.

Neste artigo, vamos aprender a fazer um backup completo (copiar tudo o que está em um disco para outro) e, posteriormente, como fazer a manutenção desse backup (copiar somente o que foi modificado deste backup anterior - backup incremental). Iremos utilizar o FreeFileSync, um dos muitos programas de sincronização de pastas e arquivos disponíveis no mercado. A diferença aqui, é que esse é um programa gratuito e funciona muito bem, não deixando a desejar em nada aos programa pagos.

No cenário de exemplo abaixo, o backup foi feito entre dois discos de 1TB cada. Uma capacidade padrão para os dias atuais - para a grande maioria dos usuários. Apesar de existir versões para vários sistemas, a versão aqui utilizada é a 9.8 para Windows.

Como fazer o backup:

1. Faça o download do programa aqui e o instale. Basta ir clicando em "Avançar" e no final em "Concluir". Porém, tenha cuidado para não instalar o Search Offer da Yahoo! Nesse caso, basta desmarcar a opção (como mostrado na imagem abaixo) e continuar avançando.




2. Abra o arquivo e clique no ícone da "engrenagem verde" ou tecle F8 para abrir as configurações de sincronização.



3. Perceba que existem algumas formas de sincronização: Dois sentidos, Espelhar, Atualizar e o Personalizado. Escolha a opção Espelhar e clique em OK.



4. Abaixo, você deve preencher informando a fonte de origem e a de destino. Em outras palavras, qual pasta/disco você quer copiar para a pasta/disco de destino. No caso da imagem abaixo, irei espelhar o meu disco G:\ [Biblioteca] no disco H:\ [HD_BACKUP].



5. Com tudo configurado, clique no botão superior direito "Sincronizar" (F9) e o processo irá iniciar. Após uma varredura, uma nova janela irá surgir perguntando se deseja iniciar a sincronização. Confirme e clique em Iniciar. Um nova janela vai surgir mostrando o progresso da sincronização. Só aguardar.



6. Ao terminar, pode ser q tenha alguma mensagem de erro (vírus podem causar isso). Se estiver tudo OK, basta clicar em Fechar.


Perceba na imagem abaixo, que após a conclusão do backup, o disco H:/  está com o mesmo espaço livre do disco G:/ (ambos de mesma capacidade).


7. Para fazer um backup incremental (copiar apenas os arquivos e pastas que foram atualizados), basta repetir os passos. A única diferença é que você deve escolher a opção "Atualizar" no passo 3. O programa fará uma varredura e vai lhe informar o que será alterado. Basta confirmar e esperar o processo ser concluído.

Concluindo... Backup é uma palavra que você só valoriza quando perde todos os seus arquivos. A maioria dos usuários nunca nem fizeram backup dos seus arquivos. No máximo, salvam algumas coisas em um pendrive ou HD externo, mas sem muito cuidado em manter esses dados protegidos e atualizados. Até eu mesmo, que vos escrevo, já fui vitima da minha própria falta de cuidados. Sendo assim, resolvi escrevi esse tutorial para ajudar as pessoas a fazerem seus backups e terem mais de uma cópia dos seus arquivos para poder recuperar seus dados - seja por uma falha física no HD ou mesmo quando um vírus destruir ou sequestrar seus dados.

Nenhum comentário:

- Comente sobre o post
- Comentários anônimos são permitidos
- Todos comentários são moderados
- Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.