Organizando as Músicas no PC - 1ª parte

Sua biblioteca de músicas está uma bagunça? Talvez esse artigo possa lhe ajudar.



Não sei quanto a vocês, mas eu costumo escutar músicas para quase todas as atividades do meu dia-a-dia e quando essas atividades não são tão prazerosas assim, escutar música acaba virando uma necessidade. 

Por ter um gosto bastante eclético, tenho uma coleção considerável de músicas guardadas no meu HD e é justamente esse o problema: a quantidade. Quanto mais músicas armazenadas, maior é o caos. No meu caso, dez anos de caos. Tenho músicas desde uma época (não tão distante assim) em que as pessoas costumavam “ripar” seus CDs para formatos digitais (MP3, wma, etc). Inclusive foi devido a essa técnica que me desfiz de todos os meus CDs. Obviamente, esse não foi e nem é o meu único meio de conseguir arquivos de músicas digitais. Porém, independentemente do meio o qual você obteve seus arquivos de músicas digitais, o fato é que se não houver organização, tudo vira uma grande bagunça e achar aquele álbum ou música que você gostaria de escutar, naquele momento,  torna-se um problema. 

Abaixo segue um tutorial de como organizar esses arquivos, baseado na minha própria experiência e que deu muito certo pra mim.


  1. Reúna todos seus arquivos de músicas em uma única pasta.
Cria no seu disco uma pasta chamada “Músicas”, “MP3” ou qualquer outro nome que achar mais conveniente. Se preferir, você pode ignorar esse passo e usar a própria pasta “Músicas” (Windows atuais) ou “Minhas músicas” (localizada dentro da pasta “Meus documentos” no Windows XP). O objetivo desse passo inicial é reunir TODAS as músicas que estiver em seu computador, pendrive, HD externo, CDs, DVDs ou qualquer outro tipo de mídia em um único local.

  1. Crie pastas adicionais para cada gênero musical
Dentro pasta do passo anterior, crie pastas individuais para cada gênero musical de acordo com sua biblioteca pessoal. Por exemplo: Axé, Clássica, Forró, Jazz, Pagode, Pop, Rock Nacional, Rock Internacional, Sertanejo etc. Ficará algo parecido com a imagem abaixo:


  1. Separe as músicas por seus gêneros musicais
Mova seus arquivos de música para suas respectivas pastas (gêneros musicais). Isso vale também para qualquer música avulsa que você tenha na sua máquina ou outro lugar em que você armazene suas músicas. 


Observação: Se não souber a qual gênero pertence aquela música/arquivo, crie uma pasta com o nome “Variados” (ou qualquer outro nome de sua escolha) e arraste pra lá. Músicas soltas como “Faixa 1” ou “track 02” ou mesmo álbuns como “Artista Desconhecido” devem ir para essa pasta também.

  1. Crie uma pasta para cada artista que você possua mais de álbum.
Agora que separamos os gêneros, vamos criar mais uma camada de pastas. Dessa vez, com o nome dos artistas. Por exemplo: Supomos que criou uma nova pasta chamada "Rock Nacional" e tem músicas do Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs e mais algumas outros. Nesse caso, dentro da pasta "Rock Nacional" criaríamos as pastas “Legião Urbana”, “Capital Inicial”, “Titãs” etc. Por favor, respeite o rock nacional e não inclua sua coleção oculta de Restart nessa pasta. ;) #brinks . Devemos agora ter algo como isso:



  1. Separe as músicas por artistas
Após criar as devidas pastas, citadas no passo anterior, vamos colocar os álbuns (pastas) de cada artista em seus devidos lugares. Por exemplo: Caso você possua os álbuns “O Descobrimento do Brasil”, “Dois”, “V” e mais alguns outros do Legião Urbana. Coloque-as em seus devido lugar, ou seja, dentro da pasta “Legião Urbana”. Caso você tenha músicas “soltas” desse artista coloque também nessa pasta. Em outras palavras, tudo que for relacionado àquele artista deve estar dentro dessa pasta.


  1. Hora da limpeza!
A essa altura sua biblioteca deve estar bastante organizada. Porém, devem existir muitas músicas “soltas”, repetidas e que talvez não lhe interesse mais. Chegou a hora de fazer uma limpeza geral: Exclua TODAS as músicas que não lhe agrada, repetida ou que você não tenha interessa de manter em sua biblioteca. Desapegue-se. 


Espero que tenha sido útil essa 1ª parte do artigo. Se você seguiu as dicas apresentadas aqui (mesmo que adaptadas), certamente sua biblioteca de músicas já estará bem mais organizada. No meu caso, em particular, me lembro que na época em que fiz esse processo, iniciei com um pouco mais de 40Gb e terminei com a metade disso. Explico: Eu costumava manter uma cópia no meu PC de vários álbuns que ripava para meus amigos e familiares.

E por enquanto é isso, ficamos por aqui. Na segunda parte desse post, veremos a questão da nomenclatura dos arquivos, como retirar metatags publicitários e alguns programas que podemos utilizar para isso.

Nenhum comentário:

- Comente sobre o post
- Comentários anônimos são permitidos
- Todos comentários são moderados
- Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.