Corrigindo o erro “O Facebook parou de funcionar” no Android
Recentemente, uma cliente entrou em contato comigo alegando que o Facebook dele fechava a toda hora, que ela já tinha reinstalado e o problema continuava. Estava desesperada (sim, ela não vive sem redes socais...rs). Pedi para que ela trouxesse até mim, para poder verificar e tentar solucionar.
Com o celular em mãos confirmei que de fato, o aplicativo não passava mais do que 2 segundos
aberto. Era impossível fazer algo nele. Como dito anteriormente, ela já tinha
reinstalado o app e não tinha adiantado. Reinstalei mais uma vez e, dessa
vez, coloquei o meu login e tudo funcionou corretamente. Ao sair do aplicativo
e logar com o usuário dela, o app fechava novamente. Resolvi fazer login com o usuário
dela no meu celular e funcionou normalmente. Ou seja, o problema era do
celular dela com o login dela! Um caso curioso. Logo, me restaram as opções abaixo que
compartilho com vocês:
1ª Solução: Limpar dos dados e cache do aplicativo e reinstala-lo
Antes que me perguntem sobre o celular da cliente:
- Marca/Modelo: Samsung J7 Metal (SM-J710MN)
- Versão Android: 6.01 (Marshmallow)
1ª Solução: Limpar dos dados e cache do aplicativo e reinstala-lo
- Nas configurações do Android > Aplicativos > Facebook e
- Limpar os dados e o cache.
- Desinstalar o aplicativo e reinstalar novamente.
2ª Solução: restaurar as configurações de fábrica.
3ª Solução: Entrar em modo recovery e fazer uma limpeza
- Desligar o aparelho
- Segurar os botões Home + Volume para Cima + Botão Power
- Espero alguns segundo e o seu aparelho entrará em modo recovery
- Escolha a opção wipe data/factory reset
- Se não der certo, escolha a opção wipe cache partition
![]() |
Imagem original não é minha! |
4ª Solução: Reinstalar a ROM original
No caso em questão, como era um celular da Samsung, fui buscar a
rom no site da fabricante. Quem for seguir esse método, deverá baixar também o
Odin, pois ele será o responsável pelo comunicação (juntamente com os drivers)
entre o seu PC e o seu celular.
Há muitos vídeos no YouTube ensinando a fazer esse procedimento, não vou entrar em detalhes aqui reinventado a roda. Basicamente, é isso:
- Colocar o aparelho em modo recovery (descrito na 3ª solução)
- Conectar ao Odin
- Transferir a ROM e aguardar a instalação
O problema, nesse caso, pelo menos pra mim, é que baixar o firmware pelo próprio site da
Samsung é burocrático (exige registro) e demorado (se a pessoa não for um usuário “premiun”). [Não fode Samsung!!!] Já que não tinha outra solução aparente, me registrei, deixei fazendo o download e já parti em busca de uma outra solução, caso essa não funcionasse, pois eu tinha um prazo para entregar esse aparelho.
Enquanto o arquivo era baixado, lembrei que uma vez precisei fazer algo parecido com uns bloatwares da Samsung, que não desinstalavam de jeito algum. A solução: fazer root no aparelho, instalar o Titanium Backup e apagar o que não me interessava.
5ª solução: Rootear o aparelho e apagar todos os “resíduos”
do Facebook
De todas as soluções, essa é a mais problemática dado a sua natureza (desbloqueio do celular, perda da garantia etc). Porém, foi a única que me deu solução.
Os passos são os seguintes:
Só lembrando: Se o aparelho estiver na garantia, leve-o a uma assistência e peça solução para o seu problema. Faça valer seus direitos. Se fez o root, tenha muito cuidado ao usar o Titanium Backup para não apagar arquivos do sistema e ter que reinstalar todo o sistema operacional novamente.
Finalizando...
- Siga esse vídeo e faça o root seguindo suas instruções;
- Após o root, instale o Titanium Backup na Play Store;
- Abra o Titanium Backup e apague todos os registros com a palavra "Facebook". Se quiser, faça um backup antes;
- Agora, vá na Play Store e faça novamente o download do app do Facebook.
Só lembrando: Se o aparelho estiver na garantia, leve-o a uma assistência e peça solução para o seu problema. Faça valer seus direitos. Se fez o root, tenha muito cuidado ao usar o Titanium Backup para não apagar arquivos do sistema e ter que reinstalar todo o sistema operacional novamente.
Finalizando...
Essas soluções, aqui apresentadas, devem
funcionar para a maioria dos casos de “O aplicativo parou de funcionar” e não apenas para o app Facebook. No caso dessa minha cliente, muito provavelmente, ela deve ter instalado algum aplicativo que usava a conta do Facebook e o seu app e "crashou" o aparelho. Instalar a ROM novamente, deveria resolver também, mas estava tão demorado o download que fiz pelo último método mesmo. Informei a cliente o que foi feito (tinha autorização dela para fazer), peguei a grana do serviço e final feliz. ;)
Espero ter ajudado.