Diminuindo a Exposição nas Redes Sociais - 5 Dicas

Se você precisa fazer uso de alguma rede social, mas não quer se expor (tanto), siga as dicas abaixo.




Apesar de encorajar os usuários a adotarem atitudes seguras e menos intrusivas, além de dar opções para que isso seja possível, a verdade é que para as redes sociais,  o contrário disso é muito mais interessante - leia-se lucrativo.  As redes sociais vivem a custa das informações de seus usuários. Muita gente não sabe disso, mas quando alguém se cadastra numa rede social, há uma permuta: seus dados pelo serviço. NADA é de graça! Se dúvida, leia um pouco sobre isso aqui diretamente do Facebook. Em resumo, a moeda de troca da Internet é a informação e quanto mais há interação entre pessoas e empresas, mais informações são geradas. E quanto mais informações são geradas... maior é o lucro.

Ainda sim, é meio que impossível de fugir das redes sociais - só no Facebook, quase 2 bilhões de pessoas no mundo todo participam mensalmente - pois cada vez mais os serviço se convergem e o apelo para que você faça parte de um rede social torna-se gigante. O maior problema nisso tudo, é que cada vez mais  a privacidade se torna uma palavra utópica e não há muito o que se fazer. Portanto, se você, assim como eu, precisa fazer uso das redes socias, mas não gosta de se expor (tanto), seguem as dicas abaixo.

Observações importantes:
  • Redes sociais costumam mudar suas regras e diretrizes com uma certa frequência. Alguns recursos explorados aqui, talvez não seja mais possível de ser seguido com o passar do tempo. Pra constar: esse guia foi criado no final de janeiro de 2018.
  • Esse guia trata mais a respeito das vulnerabilidades humanas do que das vulnerabilidades das plataformas em si.
  • Por ser a rede social mais difundida atualmente, usarei o Facebook como exemplo. Porém, com algumas adaptações, a grande maioria das dicas podem ser facilmente aplicadas em outras redes sociais. 
  • As regras, aqui aplicadas, foram feitas em um PC e os "prints" são referentas a essa plataforma. Não fiz os testes, mas acredito que numa plataforma móvel (smartphone/tablets) as mesmas regras possam ser aplicadas, com suas devidas alterações.



Dica 1. Elimine excessos!




Vamos começar pelo básico?!? Comecemos então com uma pequena reflexão: você conhece todas essas pessoas que estão no seu Facebook? Eu tenho quase a certeza que sua resposta é negativa. Então, não achas que deverias fazer um limpeza e excluir esses excessos? Sei que isso é algo bem pessoal, claro, mas leve em consideração essa primeira dica. Pense bem: por que você deveria compartilhar tua intimidade com pessoas que você nem conhece?


Dica 2. Separe os AMIGOS dos amigos


O Facebook considera que todas as pessoas que foram adicionadas a sua rede são seus amigos. Seja alguém que você convidou, seja alguém que você aceitou o convite. Todas essas pessoas vão parar numa em um só lugar: na aba Amigos. Na versão web, essa aba fica abaixo da sua foto de capa. Porém, por assim dizer, ela é muito genérica. Ali está todo mundo: amigos, colegas, parentes, conhecidos, ex-alguma coisa, galera do trabalho, turma da escola/faculdade...e por aí vai.

Meu conselho é que você divida essas pessoas dois grupos: Amigos e Conhecidos. O primeiro, para aquelas pessoas que fazem ou já fizeram parte da sua vida. O segundo, para as pessoas que você nunca nem viu, mas que quer manter contato (?!) ou qualquer outro motivo em que você acha que deveria colocar essa pessoa nesse grupo. Independente dos motivos, por padrão, no Facebook, já existe essa grupo chamado "Conhecidos". Então, quando você for adicionar os novos amigos, que não são tão amigos assim... já os deixe nesse grupo.

Amigos --> Conhecidos


Se quiser ser ainda um pouco mais "paranóico", coloque as amizades em listas distintas e na hora de publicar algo, você poderá escolher entre bloquear algumas dessas listas ou deixar como está. Na realidade, o Facebook já cria essas listas automaticamente com as pessoas que trabalham ou trabalharam com você, com a turma da faculdade e por aí vai. Só prestar atenção. Porém, caso queira uma nova lista, basta clicar no "botão" Amigos e escolher a opção "Adicionar a outra lista...". Ali você poderá visualizar e escolher em que lista aquela pessoa está/será classificada. Assim como, criar novas listas. Acho um pouco demais isso - pra mim, separar em dois grupos (Amigos e Conhecidos) já é suficiente -, mas vai do gosto e necessidade cada um. 




Dica 3. Limite quem pode ver suas postagens.






Ao criar uma postagem você tem a opção de definir se ela será uma postagem pública ou não. As principais opções são: Público (qualquer pessoa na Internet), Amigos (todos os seus contados do Facebook) e Amigos, exceto... (onde você pode escolher pessoas ou listas que não poderão visualizar a postagem). Se você clicar na  opção "Mais..." abaixo, ainda surgirão mais opções. No entanto, a principio, as acho desnecessária.


O padrão é que, ao publicar, a opção "Amigos" esteja ativada , mas tenha cuidado ao fazer uma postagem pública. Ao fazer isso, da próxima vez que for fazer uma nova postagem, a opção "Público" estará como padrão e será necessário que você marque a opção "Amigos" novamente. Se assim desejar, claro.

Dica4. A timeline é sua! Você comanda!




Não permita que ninguém escreva na sua timeline sem sua autorização. Pode ser divertido na maioria das vezes, mas em algum momento você poderá acabar se arrependendo disso. Então, para evitar dores de cabeça, vá em Configurações > Linha do tempo e marcações e onde tem a pergunta "Quem pode publicar na sua linha do tempo?", escolha a opção Somente eu.



Dica5. SUA lista de amigos é pessoal.



Outra item que deixa brecha pra muito stalker (bisbilhoteiro digital) de plantão é a sua lista de amigos. Por padrão, sua lista de amigos é compartilhada com todos os seus amigos. Mas você acabar com isso rapidinho... Na aba "Amigos", clique em gerenciar (ícone do lápis)  e logo após em Editar Privacidade .



Existem três opções, deixem elas marcadas como "Somente eu".


Ao fazer isso, apenas os amigos em comum poderão ser visualizadas. E se você não tiver nenhum amigo em comum com a pessoa em questão... ela não conseguirá visualizar nenhum dos seus contatos. Não por essa lista...;)


Considerações finais

Então é isso...são dicas simples, mas que ajudam muito a quem zela um pouco por sua privacidade nas redes sociais. Há  muitos outros truques e dicas para  melhorar um poucos mais a segurança e exposição nas redes sociais, mas creio que com esses pequenos passos, muita dor de cabeça já pode ser evitada. Se quiser ler um pouco mais a respeito sobre privacidade no Facebook, clique aqui.



Nenhum comentário:

- Comente sobre o post
- Comentários anônimos são permitidos
- Todos comentários são moderados
- Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.