Modificando o Samsung S4 mini (GT-I9192) KitKat - Pt 2




Esse tutorial são para as pessoas, que assim como eu, não suportam os "trocentos" apps instalados pela Samsung, o visual medonho dos mesmos e não quer instalar outra rom além da original. O tutorial foi divido em 3 partes:

Parte 1 – Download dos arquivos necessários, backup e limpeza do sistema.
Parte 2 – Fazer o root no aparelho e instalar o Titanium Backup.
Parte 3 – Modificar o sistema: substituir os programas nativos por outras opções da Google Play.


ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:    
  • Fazer root = perder a garantia do aparelho!
  • Faça por sua própria conta e risco. NÃO ME RESPONSABILIZO por eventuais danos ao aparelho.
  • Apesar de tentar deixar bem detalhado meu tutorial, se não se sentir à vontade ou achar que é complicado demais, NÃO FAÇA!


Parte 2 (Root & Titanium Backup)

A. Programas e arquivos necessários (clique nos nomes para fazer o download):

· Kingo ROOT – Executável necessário, como já diz o próprio nome do aplicativo, para fazer root no se aparelho. Se não sabe o que é “fazer root”, sugiro uma pesquisa prévia no Google sobre o assunto e seus riscos.

· Titanium Backup – App necessário, entre várias outras coisas, para apagar apps indesejados que foram instalados nativamente pelo sistema. Disponível na Google play.



B. Fazendo o root.

1. Instale o Kingo ROOT no seu computador;

2. No smartphone, ative o modo de Depuração USB. Isso irá permitir que o Kingo ROOT o reconheça;
Config. > Mais (...) > Sobre o dispositivo > Número de compilação (clique várias vezes)
As ‘Opções do desenvolvedor’ serão habilitadas’
Config. > Mais (...) > Sobre o dispositivo > Opções do desenvolvedor > Depuração USB’
Surgira uma tela perguntando se deseja permitir a depuração USB. Apenas confirme clicando em OK.
3. Volte ao Kingo e conecte seu aparelho ao computador
4. O Kingo ROOT exibirá uma mensagem (em inglês) pedindo para  que você autorize o procedimento. Marqque a opção ‘Permitir sempre a partir deste computador’, como mostra a figura e clique em OK.
5. No Kingo ROOT, clique no botão ROOT que está em destaque e aguarde o processo terminar.
Caso aparece alguma mensagem informando conflito com o Kies, apenas clique em OK e o processo de root se iniciará normalmente.
5. Um aviso final será dando, informando que a partir daquele momento seu aparelho perde a garantia e que poderá ‘brickar’. Dê OK se tiver a certeza de continuar e aguarde a finalização do processo.

4. Após o termino da instalação do sistema, seu aparelho será reiniciado e o processo de root estará concluído. Uma mensagem surgirá, no celular, informando que o SuperSU foi instalado.
5. Pode ser, que ao clicar na mensagem, apareca uma solicitação de atualização do SuperSU. Se sim, cliquem em ‘continuar’ e na próxima mensagem em ‘Normal’. Uma terceira mensagem poderá aparecer devido a um confilito com KNOX, clique em ‘OK’. Reinicie seu smartphone.

C. Titanium Backup
Com o aparelho “rooteado”, podemos fazer a instalação do Titinaum Backup. Para isso, vá até a Google Play e o instale. Note que no momento da instalação, aparecerá uma mensagem pedindo a sua permissão para a instalação do mesmo. Apenas clique em ‘Permitir’.
2 – Abra o Titanium Backup e uma tela de boa-vinda surgirá. Clique em OK. A próxima tela é de histórico de mudanças das versões, cliqu em  OK novamente. Por último, aparecerá um aviso informando que só será possível recuperar os aplicativos se você habilitar a instalação de terceiros na segurança do celular.
Config. > Mais (...) > Seguraça > Fontes desconhecidas
Na última mensagem do Titanium Backup, apenas clique em ‘Dismiss’.
caso tenha optado por restaurar o backup do Google na inicialização do sistema, exclua todos os programas que não sejam nativos do sistema. 

    
Na próxima postagem (Passo 3) daremos continuidade ao processo de modificação do sistema. Apagando apps desnecessários, duplicados e substituindo outros por  opções mais interessantes da Google Play.
Tecnologia do Blogger.